Ela odeia a mamadeira – e agora?

Mais um post da série “E agora?”, no qual dicas são mais que bem-vindas!

Antes o dilema era: Ela chupa o dedo – E agora? Post, aliás, que precisa ser atualizado visto que Liz simplesmente largou o dedo e agora não suga mais nada. Quer dizer, adora chupar a fronha, o lençol, fraldinhas e outros panos diversos.

Mas… a mamadeira… nada! Odeia. Fez bico, carinha de nojo, empurra com a língua e, se insistimos, berra. Bem fresquinha mesmo ;) E a mãe, verdade tem de ser dita, é do tipo molenga, que o olho enche de lágrima quando dizem “deixa ela chorar de fome”.

Acontece que eu me segurei e deixei ela chorar de fome. Piorou. Virava a cara assim que a mamadeira se aproximava dela.

Estou exagerando no drama? Acho que não Liz completa 6 meses daqui a alguns dias, exatamente quando eu… adivinhem… volto a trabalhar. Portanto, ela p-r-e-c-i-s-a gostar da mamadeira – ou do copinho, como uma amiga me deu a dica e eu já estou tentando.

Além de ficar bem longe quando alguém dá a mamadeira pra ela (porque isso já estou fazendo, ou melhor, tentando com afinco!), alguém tem outra sugestões pra compartilhar? Também estou aceitando mandingas e afins!

Brigadaaaaaaaa!

Posts relacionados

Tagged: , , , , ,

Comments: 18

  1. Rafaela 23/08/2012 at 2:04 pm Reply

    Olha, talvez seja meio óbvio e vc já tenha tentado, mas ela experimentou vários bicos?
    Eu descartei as primeiras mamadeiras que comprei, pois meu filho só gostou mesmo da uma bem específica.
    Boa sorte!

  2. lucia 23/08/2012 at 2:09 pm Reply

    Concordo com a Rafaela, Mari! A Nuk tem uma mamadeira com um bico que a Laurinha adora, ortodôntico se não me engano. Ela também se acostumou bem com o bico da Aventis. Se for só leite precisa ser o bico nº 1. Boa sorte, vai nos contando…

    • Mariana 23/08/2012 at 7:49 pm Reply

      Avent já tentei e nada…

  3. Mari 23/08/2012 at 3:09 pm Reply

    Não dá mamadeira nào… Prejudica a arcada dela e ainda pode provocar o desmame precoce!! Tenta o copo de transição e com paciência, pois eles demoram um pouquinho mesmo a perceber o espírito da coisa… Aqui foram quase uns 10 dias até ela aprender a usar o copinho. E o preferido foi o modelo First Choice da Nuk! Outra dica tb é pedir pra outra pessoa dar… eles costumam aceitar melhor do que com a mãe!

  4. Gi 24/08/2012 at 8:40 am Reply

    Com a Ga foi igualzinho. Eu voltei pro trabalho quando ela tava com 4 meses. Em conluio com o pediatra, adiantamos os pastosos: primeiro as frutas (eu dava umas com mais ‘sustância’: banana, abacate – sim, abacate! ela adorava) e, quando ela aprendeu a mastigar e engolir direitinho, mingaus de leite com mucilon. Combinamos substituir duas mamadas, e eu almoçava (e amamentava) em casa, no meio das ‘refeições’ dela. Assim eu ganhava umas horinhas a mais fora de casa. Funcionou. E a mamadeira, ela só aceitou com uns 10 meses, assim, do nada, igualzinho quando ela parou de chupar o dedo sem mais nem menos. Mas voltou a chupar quando tiramos a fralda! Ai,ai.

  5. Didi 24/08/2012 at 9:38 am Reply

    Passei por isso com Arthur. Ele simplesmente nao aceitava a mamadeira e eu tinha que voltar a trabalhar. Ate hoje nao sei se o problema era a mamadeira ou o leite. Ele demorou quase 3 meses para aceitar a mamadeira. O unico jeito de aceitar o leite artificial no comeco foi batido com banana e servido de colher. Ele tambem nao aceitava o leite materno na mamadeira e o copinho ele costumava engasgar porque sai muito leite. Depois de uns 2 meses, ele aceitava a mamadeira, mas so por alguns mls. O restante ia de colher ate que ele aceitou a mamadeira e nao largou mais, facilitando o desmame. Foi uma luta diaria porque nem passando fome ele se rendia. Por essa nada gratificante experiencia, eu aconselho usar a colher.

  6. Eliane 24/08/2012 at 10:11 am Reply

    Mariana, eu não quis dar mamadeira para o Lucas (quando descobri que era difícil de tirar depois e que qualquer bico ia prejudicar o desenvolvimento da dentição dele), e ele também não aceitou. Então, até hoje, o Lucas, com 1 ano, não toma mamadeira. Ele simplesmente odiou o lance de sugar o bico, e eu não insisti muito não. Desde que comecei a dar suco (aos 6 meses), dei no copinho de pinga (isso, de vidro mesmo). Foi difícil, sim, porque derrama, faz uma sujeirada só, mas sei que, lá na frente, isso fará bem para a dentição dele. A única hora que o Lucas toma leite sugando é de noite, para dormir, nesse copo de treinamento First Choice, da Nuk, mas é a única hora que ele tem que sugar para tomar alguma coisa. O resto (água, chá, suco), ele toma no copo mesmo, super “mocinho”. E esse copo http://www.bebestore.com.br/produto/6955/COPO-ESTAVEL-ROSA é legal para começar! Não se preocupe! Não usar mamadeira é uma opção muito boa, assim como não chupar chupeta! A gente sofre agora, mas depois vai ser tudo de bom! E, como eu sempre digo, eles são como uma “fita virgem”, e, para quase tudo, eles gravam o que a gente ensina. ;D

  7. pamela 27/08/2012 at 1:52 am Reply

    Como já falaram tenta o Copo de treinamento First Choice da nuk ,esse q vc postou um link ele é ótimo pois tem o bico de copo de treino
    é macio como o da mamadeira e não vaza e ainda é mais facil de lavar do que os outro copos de treinamento.
    A minha filha também não pegava mamadeira nenhuma e chorava muito a cada tentativa ai comprei esse da nuk e na primeira tentativa ela nao chorou claro q estranhou um pouco mas ai aceitou tomar um pouco de leite depois de algumas vezes ela acabou se acostumando muito bem.
    Hoje ela tem 3 anos ja usa o copo mas o leitinho pra dormir ela gosta de tomar no copo da nuk.
    outra coisa q vc pode tentar mas vai precisar de um pouco de paciencia de quem for dar e ussar o copo normal antes de usar o copo de treinamento, Giovanna tomava sem reclamar no copo ate eu achar esse da nuk ai troquei por ele par q ela podesse ter mais indepencia de segurar sozinha.
    Tambem tenho um menino (João Augusto) fez 6 meses semana passada e nem vou tentar a mamadeira vou comprar o copo da nuk.
    A unica coisa ruim desse modelo é q o bico não é tao fácil de ser encontrado por isso quando acho compra sempre 2 ou tres pra ter uns de reserva para trocar quando precisa.
    Espero ter ajudado.

  8. Sylvia 28/08/2012 at 6:27 pm Reply

    Passei por isso com minha filha Clara. Ela só pegou mesmo o copinho, mas só com outra pessoa dando! Claro, com o peito ali do lado, ela se ofendia de eu tentar dar quaquer outra coisa para ela. Experimente o pai ou a avó, a empregada dar o leite no copinho, com voc6e bem longe. Comigo funcionou.

  9. Marcela Nunes 30/08/2012 at 7:05 pm Reply

    Oi!
    A minha filhota tambem nao pegou mamadeira de jeito nenhum! E, mesmo amamentando sempre, depois dos 6 meses eu tinha que dar agua e suco… Eu consegui que ela usasse um bico de silicone com o mesmo formato dos copos de transicao, da Nuk que encaixam nas mamadeiras da marca. Ufa!
    Ela usa ate agora, com 2 anos. Boa sorte! :)

  10. Gabi 08/09/2012 at 9:40 pm Reply

    Olã mãe amiga, adoro seu blog e tô sentindo falta das dicas de passeios em SP. Bom, qto ao probleminha com a Liz, tenta aquelas chuquinhas que o bico é um colherzinha. Eh muito usada com recém nascidos q precisam de suplemento mas mamam no peito. Uma amiga teve o mesmo problema q vc com a aceitação da mamadeira e conseguiu fazer o BB dela aceitar outro bico (q não o do peito) com esse bico colherzinha usado na transição…

  11. Equipe Babycub 17/09/2012 at 10:21 am Reply

    Calma! No final, tudo dá certo!! Boa sorte =)

  12. Tatiana 16/10/2012 at 6:20 pm Reply

    Olá, volto a trabalhar em novembro e passando pelo mesmo problema… Como vc resolveu a questão? Deu tudo certo??? Obrigada

  13. Mariana 17/10/2012 at 11:45 pm Reply

    Oi, Tatiana, tudo bem?
    Ainda vou escrever uma atualização pra este post, mas já adianto que eu tudo super certo. Liz acabou pegando essa mamadeira da Nuk e o copinho da mesma marcha, chamado First Choice. Fora isso, embalou de vez nas papinhas salgadas. As de fruta ainda não come com tanta empolgação. Acho que o segredo é ter muita paciência e ter em mente que um dia ele/ela vai comer!! Outra coisa, mães no Brasil tem direito a intervalos para amamentar. Nas primeiras semanas, eu voltava pra casa, já que a Liz ainda nao pegava bem a mamadeira. Pode-se também sair mais cedo ou entrar mais tarde, pra quem não mora perto do trabalho. É uma opção (juntamente com a licença amamentação, que é outro direito) pra acalmar mãe e bebê.
    bjos e boa sorte
    Depois volta aqui pra contar como foi :)

  14. Tatiana 18/10/2012 at 7:23 am Reply

    Oi Mariana, super obrigada! Vou tentar essa mamadeira da Nuk, pois já me falaram que é a mais fácil de pegar. E vou tentar sair para amamentar tb na hora do almoço, assim ela vai se acostumando aos poucos. Essa fase é muito difícil pra gente, né? Afff mas vai dar tudo certo!! bjs

  15. sidneia 23/11/2012 at 12:48 pm Reply

    É infelizmente não tem jeito vai para o copinho e a colher porque se vc passou seis meses amamentando no peito ele não vai querer saber de mamadeira bjs boa sorte

  16. Danieli 14/09/2013 at 8:22 am Reply

    Amiga passei e passo por isso , a unica solução desde 3 meses da minha filha , foi dar tudo na colher, e engrossar com mucillon a pediatra dela quem passou!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *